top of page

A INFORMAÇÃO É O PRIMEIRO PASSO PARA A TRANSFORMAÇÃO.

Por Letícia Stables, Fundadora Presidente do The Justice Movement.



Eu sempre digo que a informação é o primeiro passo para a transformação social, e não é a toa que este artigo recebe este nome.


Esta declaração pode parecer simplista ou quem sabe até muito óbvia, mas ela não é.


Por isso, eu te convido através desta breve leitura a descobrir como a comunicação efetiva pode ser um fator chave pras mudanças que queremos ver e viver no mundo.


Provavelmente, o que te trouxe até este artigo não foi a vontade de ser “apenas informado” a respeito de um desafio social que precisa de atenção, ou saber sobre um novo index para medição de impacto social, ou ler um gráfico que te mostre a curva percentual de crescimento das injustiças sociais Brasil.


Provavelmente, o que te convidou a esta leitura está para além disto.


Talvez seja o desejo de compreender sobre o que a transformação do mundo tem a ver com você na prática, talvez a curiosidade em saber sobre como você pode se engajar com iniciativas de impacto, talvez a vontade de se sentir parte de um movimento, de uma comunidade engajada com os temas que desafiam o mundo para geração de respostas efetivas.

Se este é o seu caso, vocês está no lugar certo, este artigo tem a intenção de não apenas te informar, mas de te inspirar, incentivar e trazer esperança ao seu coração.


Quando proponho que a informação pode gerar transformação, eu não falo apenas sobre o potencial pedagógico de dados, estatísticas e fatos te levarem a conhecer uma realidade até então desconhecida.


Isso é muito importante e essencial - aliás, nós prezamos pelo rigor e precisão de tudo o que produzimos. Mas isto não resumiria esta convicção que me proponho a compartilhar com você hoje, de que: a informação é o primeiro passo para a transformação social.


O objetivo da informação na geração de transformação social não é necessariamente falar e ser ouvido, mas proporcionar uma melhor compreensão a respeito do que se fala e ouve. Falar e ser ouvido, neste contexto, é um meio e não um fim.


A informação que gera transformação social é aquela que além de ser ouvida ou lida, é também compreendida. Uma vez que aquilo que compreendemos tem o potencial de gerar identificação e conexão genuína.


A informação que gera transformação social é aquela que estabelece uma conexão significativa não só com os ouvidos de quem ouve, ou com os olhos de quem lê, mas sobretudo com a alma e com o coração de quem compreende uma mensagem.


O objetivo da nossa produção de conteúdos aqui no The Justice Movement é te proporcionar um caminho de conexão com a esperança pra transformação; fé para o que te parece impossível; coragem que te leve à tirar do papel o sonho que você tanto espera que se realize, e sobretudo, te lembrar sobre o imenso potencial que reside nesta verdade: “você pode ser parte das respostas para as mudanças que você quer ver e viver no mundo.”


A comunicação efetiva para transformação social não ocorrerá se o significado desta verdade não for estabelecida no meu e no seu coração.


Neste contexto, eu tenho uma boa notícia! Este é o primeiro, de uma série de artigos que serão produzidos todos os meses pelos nossos líderes e especialistas aqui do The Justice Movement.


A partir deste mês, nós temos um compromisso mensal com você através da produção de conteúdos autorais, e para dar início a esta nossa jornada de transformação através da informação, gostaria de te propor algo bem prático hoje:


  1. Pense sobre alguém que você considera um agente potencial de transformação. Alguém que você sabe que não vai só passar os olhos por este artigo, mas que deseja engajamento e uma conexão significativa com a transformação do mundo.

  2. Agora, depois de pensar em alguém, clique no link deste artigo e o compartilhe com quem você pensou. Esta prática é simples, rápida, não nos custa nada, mas fortalece e amplia nosso potencial de “informar pra transformar” ;)

  3. Depois que vocês tiverem lido esta reflexão, tomem alguns minutinhos, mesmo que poucos, pra trocarem idéias e insights sobre o que ele falou ao seu coração.


É assim, que a informação se torna o primeiro passo pra transformação social.


O meu desejo é te ver por aqui todos os meses, e eu espero muito que as nossas produções sejam luz para a sua mente e fogo para seu coração.


Um abraço com amor e até breve,


Letícia Stables

Fundadora Presidente do The Justice Movement - @leticiastables lstables@thejusticemovement.org





1 Comment


Esse artigo vem de encontro com um desejo do meu coração, sendo uma resposta de encorajamento. Como educadora, acredito que a informação e educação são a base da transformação social. Sendo assim, obrigada pelo que vocês têm feito. Ansiosa pelos próximos artigos.

Letícia F. Belo

Like
bottom of page