top of page

CONSTRUINDO A TRANSFORMAÇÃO QUE QUEREMOS VER NO MUNDO: NOSSO PAPEL NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS E DA DIGNIDADE DAS PESSOAS.



Por Núcleo de Advocacy, The Justice Movement.


Em um tempo repleto de desafios e complexidades sociais, nós somos - mais do que nunca - convidados a sermos os protagonistas das transformações que desejamos ver acontecer. Cada um de nós carrega consigo uma habilidade e um potencial singular de construir transformação que pode reverberar não apenas no tempo presente, mas para além das páginas da história.


E neste sentido, a nossa compreensão sobre como podemos promover os direitos e a dignidade das pessoas não é apenas um ato de consciência, mas uma expressão profunda do nosso compromisso com estas transformações. Este artigo tem como objetivo explorar não apenas o que significa ser um defensor dos direitos humanos, mas como, através de nossas ações, podemos forjar um caminho para um futuro mais justo e mais belo.


Ao longo da história, nós desenvolvemos normas de convivência e adquirimos conhecimento sobre os valores que as sustentam, e este processo, culminou no conceito e compreensão dos Direitos Humanos, os quais foram formulados e construídos ao longo de vários anos até atingirem sua concepção atual. Um marco muito significativo nesse processo foi a criação da Organização das Nações Unidas (ONU).


Diante da devastação causada pela Segunda Guerra Mundial, surgiu a necessidade de um plano de reconstrução baseado em valores que prevenissem a recorrência de conflitos armados. Nesse espírito de harmonia e boas intenções, 50 nações, incluindo o Brasil, se uniram para estabelecer a ONU em 1948.


É neste panorama que o mês de dezembro comemora a instituição da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Longe de ser apenas um símbolo, mas uma enfática lembrança para todos nós, sem exceção, de que somos detentores e potenciais promotores da dignidade.


A Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU afirma que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”. Este documento internacional expressou o reconhecimento da dignidade inerente a todos os indivíduos e de seus direitos iguais e inalienáveis para a promoção da liberdade, justiça e paz.

A afirmação da dignidade inerente a cada ser humano destaca-se como um princípio fundamental, reconhecendo que todos os membros da sociedade possuem um valor intrínseco, independentemente de sua origem, condição social ou qualquer distinção. Esta concepção estabelece uma plataforma para a defesa e proteção dos direitos fundamentais de cada indivíduo.


Embora um dos principais responsáveis em assegurar estes direitos seja o Estado, nós também podemos ser protagonistas que atuam e se preocupam em resguardar as garantias individuais daqueles que não conseguem falar por si mesmos.


Uma de nossas premissas aqui no The Justice Movement é que a informação é o primeiro passo para a transformação social. Isto significa que a capacidade de defendermos os direitos está especialmente ligada ao nosso conhecimento para combatermos qualquer forma de violação contra os direitos humanos.


Diante de tantos acontecimentos que ouvimos e vemos que têm ganhado repercussão e um crescimento assombroso de violações dos direitos humanos, são tantas vidas às margens da vulnerabilidade que por muitas vezes passam por nossos olhos quase que como uma rotina e não mais um absurdo, e por isso: nós precisamos falar sobre o inegociável. E muito mais do que falar, nós podemos agir.


Nós não negociamos as vidas de tantos que hoje não tem a liberdade para viver com dignidade, nós nos posicionamos por aqueles que tiveram sonhos roubados, nós somos a voz dos que foram calados e oprimidos.


A defesa e a promoção dos direitos humanos vai além de um conceito, é muito mais do que uma consciência social. A definição é simplista diante do impacto que podemos ter quando nós entendemos  que: ao nos posicionarmos para que todos vivam uma vida digna e justa, já integramos as mudanças que queremos ver no mundo


Hoje, nós te deixamos um convite. Um convite para ser parte dessas mudanças que tanto buscamos. Um convite para que vocês seja a voz daqueles que não podem se defender, garantir a justiça para aqueles que não são vistos, levar a transformação para aqueles que já nem mais acreditam que ela seja possível.


A hora de responder a este convite é agora, ainda este ano e aqui com a gente! Você pode ser parte deste grande movimento de transformação ao compartilhar este artigo para que mais pessoas sejam despertadas para transformar o mundo.


Além disto, você pode também contribuir com o nosso movimento através do nosso link https://www.thejusticemovement.org/contribua.


Nós só podemos ser parte de algo tão grande, porque nós podemos fazer isso juntos. E pra isto, conte com a gente, pois nós contamos com você!


Os nossos desejos de um ótimo  e abençoado final de ano e boas festas,

Núcleo de Pesquisa & Advocacy The Justice Movement


bottom of page